Cerámica Wiki
Advertisement

La gahnita es un mineral del grupo de las espinelas, cuya fórmula química es ZnAl2O4. En algunos casos ferroso (Fe3+) e manganeso (Mn) podem substituir o zinco (Zn), o ferro férrico (Fe2+) e o alumínio (Al).

Cristalografía[]

Pertence ao sistema isométrico, también llamado cúbico. Isométrica, hexaoctaédrica. Comumente octaédrica com faces estriadas paralelamente à aresta entre o dodecaedro e o octaedro. Dodecaedros e cubos bem desenvolvidos são menos freqüentes.

Propiedades físicas[]

  • Dureza: 7½-8
  • Densidad: 4,55
  • Brillo: vítreo
  • Color: verde-escuro, preto
  • Traço: acinzentado
  • Translúcida

Aspectos diagnósticos[]

O espinélio de zinco caracteriza-se por sua forma cristaliza (octaedros estriados) e dureza. Quando muito pequeno o brilho, a coloração e a associação mineralógica (granada e esfalerita) podem ser de grande auxílio.

Ocorrência[]

A Gahnita é um mineral raro. Ocorre em rochas metamórficas como gnaisses, mármores e pegmatitos graníticos, pode estar associada a filões metassomáticos em depósitos de zinco e também em calcários cristalinos ao redor do mundo.

Ensaios[]

Infusível. O fino, fundido com carbonato de sódio sobre o carvão, dá uma auréola branca, não volátil, de óxido de zinco.

Nome[]

Foi nomeada como homenagem ao químico sueco, Johan Gottlieb Gahn, o descobridor do manganês.

Advertisement